Para conscientizar os profissionais e pacientes quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Terezinha, em Alagoinhas, promove, até o dia 27, uma programação especial em atenção à campanha Novembro Azul. Trata-se de pequenas palestras, conduzidas, a cada sexta-feira, por um membro da equipe multidisciplinar da casa.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da unidade, Karine Moraes, a experiência surpreendeu a todos positivamente. “Tem sido tão grandiosa essa iniciativa, pois gera entrosamento e muito aprendizado. Foi pensada com o intuito de desenvolver o olhar multi e interdisciplinar e temos colhidos excelentes frutos. Todos viram aprendizes e também têm muito a ensinar. A engrenagem só funciona se estiverem juntos”, lembra ela, que é idealizadora do projeto.

Os encontros acontecem na recepção da UPA, em formato de “sala de espera”. A cada semana, um representante da enfermagem, serviço social, radiologia, nutrição, farmácia, fisioterapia ou higienização é responsável por conduzir o bate-papo sobre saúde do homem.

UPA de Santa Terezinha

Inaugurada em 29 de abril deste ano, a UPA de Santa Terezinha é a única unidade de complexidade intermediária da cidade de Alagoinhas, a 118 km de Salvador. É administrada pelo Instituto 2 de Julho e, devido à emergência sanitária desencadeada pela Covid-19, funciona, temporariamente, com exclusividade para pacientes com suspeita e/ou confirmação da doença.